Saiba como seus Pensamentos e Emoções afetam seu corpo

Saiba como seus Pensamentos e Emoções afetam seu corpo

Você já reparou que as suas emoções afloram logo após um pensamento contínuo sobre algo ou alguém? Já percebeu que, ao pensar algo positivo, ou imaginar cenários entusiásticos, suas emoções tendem a sintonizar com um estado de alegria ou de ansiedade, como se estivesse (re)vivendo a situação? Isso acontece porque o cérebro não distingue o real do imaginário para produzir as emoções e reações no corpo, que surgem a partir de um pensamento.

Façamos um rápido exercício. Separe um ou dois minutos após ler estas instruções e pratique o seguinte:

Imagine-se na cozinha de sua casa, indo até o local onde guarda os limões. Estique uma das mãos, pegue um limão e leve-o até a pia. Pegue agora uma faca e corte o limão pela metade. Leve uma das metades à boca e esprema o suco do limão em sua língua. Sinta o suco do limão preencher sua boca e escorrer até sua garganta. Sinta como é azedo e toma todo o seu paladar. Sinta as reações do seu corpo… Fim do exercício.

É possível que você nem precise parar para fazer este exercício, pois sua boca pode ter salivado durante a leitura. O propósito desta visualização é mostrar para você que o cérebro reage a imagens, ou mentalizações. Para o nosso cérebro as visualizações ou mentalizações são de fato reais. E podemos induzi-lo a reagir a partir de pensamentos e imagens que criamos propositalmente.

As reações que advém das visualizações são em forma de sentimentos/emoções e respostas físicas (aqui me refiro a: comportamento das sinapses cerebrais, liberação de hormônios, ou mesmo fragilização da imunidade).

Percebe o quanto nossos pensamentos são responsáveis pela forma como nos sentimos?

Louise Hay e Cristina Cairo são dois grandes exemplos de profissionais em Terapia que dedicaram a carreira a estudar e compreender as possíveis causas emocionais das doenças físicas. O resultado desse trabalho foram muitas curas das emoções, estas repercutiram na aceleração da cura física, a partir da terapia do Amor e do Perdão. Só isso? Sim. Amor e Perdão. Apenas isso.

Simples expressões como “Eu me amo e me aceito”, “Eu me perdoo e te perdoo”, quando colocadas em frases direcionadas a uma situação ou a uma pessoa, e repetidas e associadas às mentalizações, são capazes de eliminar sentimentos de medo, culpa, ressentimento, mágoas, estresses e ansiedade.

Essa é a terapia do amor e do perdão. Você afirma que reconhece seus medos, raivas, preocupações e que se ama apesar de tudo isso. Além de tudo, se perdoa por julgar-se, culpar-se e não amar-se prioritariamente. Do mesmo modo ama e perdoa o outro, seja ele seu chefe, pai, mãe, amigo, tio, sobrinho etc.

O ser humano muitas vezes desconsidera que a maneira como reage mental e emocionalmente ao seu contexto de vida (pessoal ou profissional) está associada à causa das suas aflições e desequilíbrios físicos. Uma simples dor de cabeça, por exemplo, pode estar relacionada a constantes preocupações, pensamentos repetitivos sem conclusão, estresse e pressão externa. Parece pouco, mas é uma verdadeira tortura mental. Isso sem falar de outros reflexos no corpo físico para outras tantas emoções: hemorróidas, problemas respiratórios, digestivos e por aí vai.

Naturalmente não podemos generalizar. Há casos que carecem de uma análise mais profunda e que podem estar relacionados sim a fatores genéticos, à má alimentação, agentes patogênicos, até mesmo questões espirituais complexas.

Após instalada a disfunção física, o tratamento alopático é necessário, conforme orientação médica, para você restabelecer a saúde do seu corpo e não agravar ainda mais a situação. Por isso, vá ao médico e continue sempre seu tratamento. São os médicos que avaliam e constatam sua melhora física, através dos exames clínicos apropriados.

O que a visão holística vêm alertar é para que o ser humano passe a reparar nas suas tendências de pensamentos e comportamentos, bem como às emoções que afloram no dia a dia como padrões reativos.

Atuar nessas questões, aceitando-as como algo que está fazendo parte da sua vida temporariamente e determinando ao seu cérebro que você as libera da sua mente para que não te torturem mais, ajudará você a atingir o bem-estar e a paz, trazendo para o seu corpo, a sua mente e o seu espírito, mais saúde.

Tratar não apenas a energia do corpo, mas também a paz mental e a compreensão das emoções é o foco da visão holística em todas as profissões, que vê o ser humano como um ser integral, ligado a tudo e a todos.

Se quiser conhecer o trabalho das autoras que citei, seguem abaixo os livros que indico. Leiam. Tenho certeza que irão se surpreender.

                

 

Namastê!
Fernando Vidya

“De todos os conhecimentos possíveis, o mais sábio e útil é o conhecer a si mesmo”
(William Shakespeare)

Comentários

comentários

Fernando Vidya

Terapias Complementares para equilíbrio do corpo, da mente e do espírito.

Deixe uma resposta

Fechar Menu